Pastoral da Sobriedade

Pastoral da SobriedadeÉ uma ação concreta da igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida.
Existe no Brasil desde 1998 – na 36ª Assembleia Geral da CNBB. Em 2007 foi aprovado o Estatuto da Pastoral da Sobriedade como Organismo da CNBB.

Na Paróquia São Sebastião – Jaraguá do Sul foi fundada em 10 de novembro de 2003 com aprovação em ata pelo então CPC.
Pastoral da Sobriedade é alicerçada na “Terapia do Amor”, tratando de problemas com álcool, drogas, cigarro, depressão, pânico, ansiedade, ciúme, compulsão, desânimo, relacionamento familiar, jogos, internet, impaciência e outras dependências.

Apresenta o Programa de Vida Nova, desenvolvido através do Grupo de Partilha semanalmente, nas segundas-feiras das 19h às 21h em nossa Paróquia, sempre baseado nos 12 Passos fundamentados na Palavra de Deus.

Em 67 ciclos: 41.498 atendimentos
Anualmente proporciona aos agentes: Abastecimento Espiritual – Formação Permanente – Capacitação para Novos Agentes. Em 2011 – Pastoral da Sobriedade da Paróquia São Sebastião sediou o “Congresso Sul Brasileiro” com a participação de 13 estados brasileiros.

Durante 8 anos participamos assiduamente do “Acampamento da Pastoral da Sobriedade” na Canção Nova – evento este em nível Nacional.
Nossos trabalhos extras são: Semana Nacional contra Drogas (19 a 26 de Junho) Semana da Vida e Dia do Nascituro (1º a 08 de outubro) e Marcha do Silêncio (3º domingo de novembro)

Visitação às famílias
Casa de Apoio Pe. Aloisio – 1º sábado do mês.
Associação Beneficente Novo Amanhã: semanalmente
Reunião de Avaliação mensal: com Novena da Piedade Redentora de Cristo – Dezena do terço pelas vocações sacerdotais e religiosas – e texto Bíblico para partilhar.
Projeto Prevenção: nasceu como uma necessidade de se trabalhar junto às crianças, adolescentes e à família questões ligadas à Valorização da Vida.

A verdadeira educação acontece através do AMOR, do RESPEITO, da DEFESA e PROMOÇÃO DA VIDA.

Arlete Costa
vap.sobriedade@hotmail.com