Cinerário Paroquial

O que é um cinerário?
O cinerário é o lugar onde se depositam as cinzas de uma pessoa falecida, cujos restos mortais foram cremados. Retoma a tradição de unir o eterno descanso dos fiéis defuntos com o templo e propõe outorgar um lugar para os restos mortais dos que foram consagrados pelo batismo, dando-lhes a sacralidade que lhes corresponde, de acordo com a nossa fé na vida eterna e nossa esperança na ressurreição dos mortos. Com ele visamos favorecer a memória e a oração pelos defuntos da parte dos seus familiares e de toda a comunidade cristã.

Onde está localizado o cinerário?
Localiza-se na sala abaixo das escadarias da igreja Matriz São Sebastião.
Retomaremos a história, pois esta sala acolheu por muitos anos os velórios.

Como é o cinerário?
É um “altar” onde serão depositadas as cinzas dos fiéis, de forma comum. Recordamos com isso que “embora muitos, somos um só corpo em Cristo” (Rom 12,5); que “vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo” (1Cor 12, 27).

- No cinerário são depositadas somente as cinzas, sem urnas nem outros objetos de nenhuma espécie.
- Há um “totem” onde estão os dados do fiel, cujas cinzas foram depositadas na capela. Os dados são: nome completo, data de nascimento, data de falecimento e uma foto.
- Não é permitida a colocação de placas de recordação nem outro objeto de ornamentação particular.
- As cinzas depositadas no cinerário paroquial não poderão mais ser requeridas por nenhum familiar nem outra pessoa. O depósito se considera definitivo.

O que orienta a Igreja?
“Quaisquer que sejam as motivações legítimas que levaram à escolha da cremação do cadáver, as cinzas do defunto devem ser conservadas, por norma, num lugar sagrado, isto é, no cemitério ou, se for o caso, numa igreja ou num lugar especialmente dedicado a esse fim determinado pela autoridade eclesiástica...
A conservação das cinzas num lugar sagrado pode contribuir para que não se corra o risco de afastar os defuntos da oração e da recordação dos parentes e da comunidade cristã. Por outro lado, deste modo, se evita a possibilidade de esquecimento ou falta de respeito que podem acontecer, sobretudo depois de passar a primeira geração, ou então cair em práticas inconvenientes ou supersticiosas” (Instrução Ad resurgendum cum Christo a propósito da sepultura dos defuntos e da conservação das cinzas da cremação, 5).

“... a conservação das cinzas em casa não é consentida... [também] as cinzas não podem ser dividias entre os vários núcleos familiares e deve ser sempre assegurado o respeito e as adequadas condições de conservação das mesmas. Para evitar qualquer tipo de equívoco panteísta, naturalista ou niilista, não seja permitida a dispersão das cinzas no ar, na terra ou na água ou, ainda, em qualquer outro lugar. Exclui-se, ainda a conservação das cinzas cremadas sob a forma de recordação comemorativa em peças de joalharia ou em outros objetos, tendo presente que para tal modo de proceder não podem ser adoptadas razões de ordem higiênica, social ou económica a motivar a escolha da cremação” (Instrução Ad resurgendum cum Christo a propósito da sepultura dos defuntos e da conservação das cinzas da cremação, 6 e 7).

Como se faz a solicitação?
A inscrição deverá ser feita previamente na Secretaria da Matriz, durante o expediente.
Pede-se fotocópias dos seguintes documentos:
- Da pessoa falecida: documento de identificação, certidão de batismo, certidão de óbito e documento de cremação e uma foto do fiel falecido.
- Do solicitante: documento de identificação.
Os referidos documentos ficarão arquivados na Paróquia.

Quando será feita a deposição das cinzas?
O depósito das cinzas se realizará na primeira sexta-feira do mês, iniciando com a missa das 19h e, após a bênção, se seguirá em procissão até a capela.

Qual o valor?
Para o uso do cinerário paroquial se pedirá a contribuição única de 1 (um) salário mínimo vigente.
O valor será revertido para gastos administrativos, limpeza e manutenção do lugar.

Quais dias e horários para a visitação?
As visitas se realizarão diariamente das 08h às 20h.

Onde colocar flores e acender velas?
O local para colocação de flores naturais e de velas é o espaço junto à cruz que fica localizada no lado externo, na lateral da capela. Será proibida a colocação de flores e velas dentro da capela.