Eleito o novo Superior Geral dos Dehonianos

Nesta sexta-feira, 20 de julho de 2018, Pe. Carlos Luis Suarez Codorniú, SCJ, foi eleito superior geral dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (pp. Dehonianos). Sucede a Pe. Carlos Enrique Caamaño Martín, SCJ, que se tornara geral em abril passado, após a nomeação do Pe. Heinrich Wilmer, SCJ, como bispo da diocese de Hildesheim (Alemanha).


Nascido nas Ilhas Canárias (Espanha) em 1965, P. Carlos Luis entrou a fazer parte dos Padres Dehonianos em 1984 e foi ordenado sacerdote em 1990. Estudou filosofia e teologia em Salamanca (Espanha) e em Caracas (Venezuela). Pe. Carlos Luis é licenciado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma) e fez doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).


Nos últimos anos viveu em Caracas (Venezuela), onde foi professor de Sagrada Escritura. Foi também reitor do Instituto de Teologia para os Religiosos (ITER - Venezuela) e decano da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB - Venezuela).
Pe. Carlos Luis trabalhou por um breve período na Índia, mas passou boa parte dos últimos 30 anos na Venezuela, um país onde a pobreza e a agitação civil parecem crescer a cada dia.


“Estamos em um país profundamente dividido social, política e economicamente”, disse Pe. Carlos Luis em uma entrevista. \"Por esta razão, a reconciliação não é apenas algo que diz respeito ao indivíduo, mas é algo que diz respeito a toda a sociedade. Uma tarefa para todos, mas acima de tudo, para nós. Nós [os Dehonianos] nos definimos \"servos da reconciliação\". A partir do Coração de Jesus, queremos também mudar o coração das pessoas, para que possamos mudar tudo \".


Pe. Carlos Luis estará no cargo por seis anos. As eleições foram realizadas em Roma durante o XXIV Capítulo Geral dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). O capítulo começou no dia 14 de julho e se concluirá dia 27 de julho. Nos próximos dias, os delegados do capítulo, que representam diversos países espalhados pelos cinco continentes, também escolherão os membros do novo Conselho Geral, que auxiliará o Pe. Carlos Luis Suarez Codorniú no governo da Congregação.


Fonte: vaticannews.va

 
Indique a um amigo