Catequese para Noivos
Catequese de noivos

Caros Noivos

É desejo da Igreja Católica preparar os casais de noivos que desejam o Sacramento do Matrimônio. O papa Francisco escreveu no documento “Amoris Laetitia, sobre o amor na família”, algumas observações e orientações, cuja síntese seguem nos parágrafos abaixo:

A complexa realidade social e os desafios que a família é chamada a enfrentar atualmente, exigem um empenhamento maior de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos para o matrimônio... A Igreja chegou à conclusão da necessidade de programas específicos de preparação para o matrimônio, que sejam verdadeira experiência de participação na vida eclesial e aprofundem os vários aspectos da vida familiar (cf. AL 206). “Não se trata de lhes ministrar o Catecismo inteiro nem de os saturar com demasiados temas... Trata-se duma espécie de ‘iniciação’ ao sacramento do matrimônio, que lhes forneça os elementos necessários para poderem recebê-lo com as melhores disposições e iniciar com uma certa solidez a vida familiar” (AL 207).

“A preparação próxima do matrimônio tende a concentrar-se nos convites, na roupa, na festa com os seus inumeráveis detalhes que consomem tanto os recursos econômicos como as energias e a alegria. Os noivos chegam desfalecidos e exaustos ao casamento, em vez de dedicarem o melhor das suas forças a preparar-se como casal para o grande passo que juntos, vão dar. Queridos noivos, tende a coragem de ser diferentes, não vos deixeis devorar pela sociedade do consumo e da aparência. O que importa é o amor que vos une, fortalecido e santificado pela graça. Vós sois capazes de optar por uma festa austera e simples para colocar o amor acima de tudo” (AL 212)

Diante destas palavras do Papa Francisco, os encontros de preparação para matrimônio são diferentes: são catequeses para os noivos.

Com quanto tempo de antecedência devo me inscrever para os encontros?
Se você pensa em casar, se organize com no mínimo 6 meses de antecedência, procurando a secretaria para receber as informações necessárias e fazer sua inscrição para um dos encontros..

Quando se inicia?
Entre em contato com a secretaria para ver datas de início e fazer sua inscrição.
Fone/whats 33710321